Sunday, December 3, 2006

E assim temos a verdade desportiva no nosso futebol


Muitas vezes vejos sportinguista e benfiquistas a questionarem-se do porquê que diversos clubes quando jogam contra o FCP parecem ser fracos e cansados e nos jogos com os grandes de lisboa até comam a relva.

Apesar da curta passagem pelo Porto, Octavio Machado deu a dica e viu como as coisas funcionam nesse clube...

Ficou surpreendido com as evoluções do processo ‘Apito Dourado’?
- Eu, que ando há quarenta anos no futebol?! Fui a primeira pessoa a falar do sistema. Dez anos antes de Dias da Cunha o fazer. Pensa que alguma vez vou esquecer o que vivi antes do jogo Gil-Vicente-FC Porto na época de Carlos Alberto Silva. Foram os momentos mais traumatizantes da minha vida e da minha carreira. Esse jogo determinava a descida de divisão do Gil Vicente, treinado por António Oliveira, caso a equipa perdesse contra o FC Porto, na altura do jogo já campeão nacional. Não esquece porquê?– Porque tive de lutar para que mantivéssemos a nossa dignidade.

Sofreu pressões para que o FC Porto facilitasse a vida ao Gil Vicente?– Num telefonema chegaram a dizer-me que eu era a única pessoa do FC Porto que desejava a vitória da equipa frente ao Gil Vicente.

Quem lhe telefonou?– Um amigo. De facto, bem vi aqueles que foram ao balneário do Gil Vicente festejar a vitória da equipa. Perdemos por 1-0, mas não perdemos a dignidade porque não cedo a pressões e disse isso mesmo aos meus jogadores no fim do jogo.

Pinto da Costa deu-lhe a entender que o FC Porto devia facilitar?– Nunca me diria isso porque me conhece.

Algum dirigente do FC Porto o fez?– Há muitas maneiras de fazer pressão. Posso apenas dizer que vivi momentos muito difíceis, mas tenho que deixar alguma coisa para revelar no meu livro. Mas não foi a única vez que me aconteceu. Num jogo entre a Académica e o FC Porto em que se discutia a descida de divisão da Académica, também passei por situações difíceis. Acabamos por ganhar com um golo de Raudnei, infelizmente para alguns, porque não era suposto o FC Porto ter ganho esse jogo à Académia.

Em que época se passa esse segundo episódio?– Quando Ivic era treinador do FC Porto.O treinador da Académica era António Oliveira...– Exactamente.Foi pressionado, por duas vezes, para não prejudicar duas equipas, treinadas por António Oliveira?– Vivi momentos muito difíceis.

No comments: