Sunday, December 3, 2006

MP emite mandatos de captura



Mas não será hoje porque está ausente. Houve buscas na SAD portista e em dois outros locais. Quatro árbitros e o empresário António Araújo estão detidos e serão presentes ao Tribunal de Gondomar



O processo Apito Dourado teve hoje inesperadas novidades. Foram lançados cinco mandatos de captura, emitidos pelo Ministério Público, para quatro árbitros e António Araújo, um empresário de futebol ligado ao FC Porto pela «presumível prática de crimes de corrupção no fenómeno desportivo». Jorge Nuno Pinto da Costa, informou a PJ, também foi notificado para depor no âmbito do processo de corrupção no futebol «Apito Dourado».

Ao final da manhã, começaram a ser ouvidos nas instalações da Polícia Judiciária do Porto António Araújo, empresário de futebol, e quatro árbitros. Pinto da Costa também foi informado pela PJ de que irá prestar esclarecimentos, mas soube o PortugalDiário o presidente portista está ausente e poderá mesmo estar fora do país. De qualquer forma, diz a PJ que o dirigente portista está «localizado e informado» e que já fez saber que se deslocará voluntariamente à PJ para prestar declarações.
Da parte da manhã, elementos da PJ fizeram buscas na SAD do FC Porto, na Torre das Antas, e em mais dois locais. O PortugalDiário sabe que o Centro de Estágios do clube, em Vila Nova de Gaia, e a casa do presidente do FC Porto foram também alvo de buscas. A PJ confirmou, entretanto, as buscas em casa do presidente portista.
O PortugalDiário sabe que os árbitros que estão a ser ouvidos são Augusto Duarte, de Braga, Jacinto Paixão, de Évora, Martins dos Santos, do Porto e mais 2 arbitros.
Os elementos vão ainda hoje ser ouvidos no Tribunal de Gondomar. Recorde-se que, há seis meses, 16 pessoas foram constituídas arguidos, num processo em que Valentim Loureiro e Pinto de Sousa estão envolvidos.
Refira-se que António Araújo, que antes de ser empresário de futebol foi presidente do Vilanovense, protagonizou três transferências importantes para o FC Porto esta época: Diego, Pepe e Leandro.

No comments: